Santaolalla revela que levou 6 anos para compor as músicas dos jogos The Last of Us “parte muito do coração, tem muito sentimento”

Com mais de 50 anos de carreira, o músico criador da trilha sonora de The Last of Us, Left Behind e The Last of Us Part II, Gustavo Santaolalla, está em turnê internacional de ‘Desandando el Camino’, e nos últimos dias deu uma série de entrevistas falando sobre seus trabalhos, processo criativo e dos fãs.

Hoje (18), em conversa com lavanguardia, em Barcelona na Espanha, o artista refletiu sobre sua carreira. “Com tantos anos de carreira e com tanto tempo, deu-me para refletir um pouco. Eu consigo articular coisas na minha música, características que tocam as pessoas. Minha música parte muito do coração, tem muito sentimento, trabalha muito com o espaço e com o uso do silêncio”, disse.

Santaolalla não se considera um compositor de trilha sonora de filmes, então ele adapta o fluxo de trabalho para se adequar a ele. “Em primeiro lugar, não me considero um compositor de música para cinema, considero-me um artista que às vezes faz música para o cinema, que às vezes toca com um grupo…, compondo a música muito antes de as coisas serem filmadas”, diz ele.

No cinema, muitas trilhas sonoras geralmente são criadas quando o filme já foi rodado e um primeiro corte já foi feito.

Sua forma de trabalho permite uma sinergia entre música, imagem e narrativa. O argentino contou que com o jogo PlayStation foi diferente, que já tinha músicas antes do desenvolvimento terminar, e que Neil Druckmann, coescritor e diretor, escreveu cenas partindo diretamente da sua música, com base nos sentimentos que ela lhe transmitia.

Santaolalla revelou que passou dois anos e meio compondo a trilha sonora do primeiro The Last of Us e três anos e meio a da segunda parte. Seis anos de sua brilhante e premiada carreira com 2 Oscars, que o levou a ser convidado para o primeiro e único jogo que compôs músicas até agora.

“Sou muito grato a [The Last of Us] porque tive a sorte de ter fãs que se conectaram com minha música desde muito jovens. Obviamente, essas pessoas também estão mudando, eles têm uma carreira há muitos anos e isso também é bonito, mas embora eu tenha pessoas que abordaram minha música através das que fiz no começo, minha banda, depois das coisas que eu produzi e tudo isso… cada público tem suas características e quem me procurou por The Last of Us tem um apreço muito especial e profundo pela minha música. É muito gratificante para mim ver que com o que faço posso afetar as pessoas de forma tão intensa”, disse.

Atualmente ele está preparando a trilha sonora da série de TV da HBO com Pedro Pascal (Joel) e Bella Ramsey (Ellie), que deve estrear no começo do ano que vem.

Ofertas

1