Indústria de TV e cinema de Alberta vai gerar 9 mil empregos, em grande parte graças a The Last of Us HBO

under the Unsplash License - Ryunosuke Kikuno

A indústria de TV e cinema de Alberta está projetada para dobrar este ano, com uma produção líquida de $995 milhões e uma previsão de $482 milhões em gastos com a província. diz a reportagem da CBC News.

Considerada a maior produção até hoje no Canadá, a série de TV de The Last of Us HBO, com orçamento de cerca de 200 milhões por ano e que pode durar até 8 temporadas, vai contribuir para a economia de Alberta.

Além do show pós-apocalíptico, Wynonna Earp, Under the Banner of Heaven e um reboot de Fraggle Rock são apenas algumas de outras produções que recentemente escolheram filmar na região.

“Queremos que essas séries de televisão em particular cheguem a Alberta porque as séries de televisão são como você constrói a indústria. É uma produção ano após ano. Não é, tipo, aquele, filme de grande sucesso”, Doug Schweitzer, o ministro de empregos, economia e inovação, disse.

Um Crédito Fiscal de Cinema e Televisão de Alberta foi lançado em janeiro para oferecer a projetos elegíveis certificados fiscais de 22 ou 30 por cento para ajudar com os custos de produção e mão de obra.

O governo provincial diz que os $482 milhões vêm das 50 produções que o usaram até agora e que esses projetos vão gerar 9.000 empregos. Esse número se deve em grande parte a The Last of Us, que será filmada na área de Calgary.

Essa série é a maior produção de televisão da história canadense, representando mais de $200 milhões em receita para Alberta.

“O maior incentivo à produção de cinema e televisão da província também a tornou um destino especialmente atraente para a HBO”, disse Jay Roewe, vice-presidente sênior de produção e incentivos da empresa.

As estimativas da indústria são de que o setor de cinema e TV de Alberta dobrará os recordes de 2020 neste ano, de acordo com Keep Alberta Rolling, uma organização sem fins lucrativos que promove a indústria.

“Há um tipo de momento de massa crítica acontecendo para que possamos fazer mais e treinar mais pessoas e fazer shows maiores”, disse Brock Skretting, o chefe de defesa do grupo.

“A expansão do crédito tributário até agora este ano resultou no [crescimento] do tamanho dos programas que até parecerão porque fazem sentido econômico. Então você olha para empresas como a HBO, empresas como a Disney fazendo séries maiores e essas são essas são os grandes empregadores e as grandes despesas de dinheiro que podem realmente desenvolver uma indústria. “

Schweitzer diz que o dinheiro pode disparar se a indústria continuar seu crescimento exponencial.

“À medida que as despesas se expandem e crescem, queremos ter certeza de ouvir a indústria e poder trabalhar com ela para torná-la um sucesso a longo prazo”, disse ele.

Alberta removerá os requisitos de isolamento e rastreamento de contato para pessoas com teste positivo para COVID-19 em 16 de agosto. O ministro disse que a província apoiará quaisquer medidas de saúde mantidas por estúdios individuais, acrescentando que quando ele visitar um na próxima semana, ele irá estar fazendo um teste rápido de COVID e usando uma máscara.

“Queremos que esta indústria seja bem-sucedida e trabalharemos com eles com o que eles precisam para se sentirem confortáveis ​​com quaisquer outros parâmetros de saúde de que necessitem.”

A indústria cinematográfica do Canadá é avaliada em cerca de $3 bilhões, com dados da Statistics Canada mostrando que cada $1 milhão em gastos com produção em Alberta cria 13 empregos.

Relacionados: