Em entrevista ao TVLine, Isabela Merced, que interpreta Dina na adaptação de The Last of Us da HBO, falou sobre a importância de desenvolver com mais cuidado a relação entre sua personagem e Ellie (Bella Ramsey) na série. A atriz disse esperar que a próxima fase da adaptação dedique mais “tempo e cuidado” para mostrar como Dina lida com as revelações feitas por Ellie no final da segunda temporada e como isso pode afetar o futuro das duas.
Segundo Merced, Dina encontrou em Ellie clareza sobre o que queria para si mesma. “Ellie permitiu que Dina visse seu futuro claramente e, uma vez que ela se apegou a isso, deu a Dina esse fervor e impulso”, explicou. Para a atriz, o amor entre as duas é algo transformador, mas também complexo: “Tudo está muito bagunçado neste ponto no final desta temporada. Eu realmente espero que tenhamos o tempo e o cuidado dedicados à história de Dina para ver como ela, se ela acabar perdoando-a — que é o que acontece no jogo —, como ela chega a isso. Eu quero que ela seja mais desenvolvida nesse sentido”.
Ela também comentou que a revelação de Ellie — admitindo que Joel matou um médico — é um choque que pode abalar a relação, mas acredita que o amor ainda pode prevalecer: “É muito chocante quando você descobre que a base do seu relacionamento foi construída sobre algum tipo de mentira. E vai ser chocante. Acho que a questão, no entanto, é que o amor é forte. O amor é uma coisa muito confusa e poderosa, e se faz sentido, não é amor, certo? Então, estou torcendo por elas”.
Além de falar sobre a trama, a atriz relembrou o aprendizado ao passar um tempo na sala de edição com o produtor Craig Mazin, algo que despertou seu interesse pelo trabalho por trás das câmeras. Ela disse que essa experiência mudou sua forma de ver filmes e atuar, destacando a importância da preparação, do storyboard e do mapeamento de câmeras.
Sobre a saída de Halley Gross e Neil Druckmann da produção, Merced reconheceu o papel de Gross na construção da história de Dina e Ellie no jogo, ressaltando que confia na equipe atual para seguir com a adaptação. “Se eu tiver alguma preocupação, como fã do jogo original, eu definitivamente as apresentaria. Mas eu confio no Craig”, afirmou.
A atriz ainda reagiu de forma bem-humorada a comentários de fãs que “shipparam” Ellie e Abby, reconhecendo que as duas personagens têm semelhanças, mas apontando que, na prática, um relacionamento entre elas provavelmente não seria saudável devido ao histórico de conflitos.
A HBO confirmou recentemente que a terceira temporada de The Last of Us está programada para estrear em 2027. Eles também ainda estão avaliando se essa será a última temporada da adaptação.