in

The Last of Us Part II quer resolver problema dos NPCs aliados sendo ignorados por inimigos e dos poucos danos causados por eles


Em The Last of Us é comum vermos Ellie passando em frente dos inimigos e não sendo vista enquanto controlamos Joel. Em The Last of Us Part II, a Naughty Dog diz que trabalhou para melhorar isso.

Falando ao GameSpot, Anthony Newman, co-diretor do game, reconheceu problemas com a IA dos personagens não controláveis e que espera resolvê-los na sequência.

É uma das poucas realizações técnicas realmente significativas que conseguimos fazer no jogo. “[No original] existe um modo em que a IA pode estar – que é o modo padrão quando você está furtivo – onde eles nunca serão vistos. Eles são quase melhores do que o jogador pode estar furtivo.

Existe um equilíbrio complicado lá porque [Ellie] poderia ficar do jeito que era, voltar atrás e nunca mais ser vista, mas você não sente que tem um aliado com você, se sente sozinho. Então, há realmente uma linha interessante que andamos, mas posso dizer com certeza que esse aspecto do jogo foi dramaticamente aprimorado, eu diria.

O dog também disse que, os danos causados pelos NPCs a seus inimigos, nos jogos anteriores da desenvolvedora, eram leves e agora foram aprimorados.

Outra coisa que também é interessante é que, no passado, em quase todos os nossos jogos, os aliados causaram danos falsos onde você os vê atirar nos inimigos e é um pouco teatral onde suas balas estão claramente dando muito menos dano maior que o seu. 

Estou realmente empolgado com o fato de que, com muito esforço e alguns truques inteligentes de IA, toda vez que você vê seu aliado atirar em um inimigo, as balas causam exatamente tanto dano quanto o seu. O que é apenas uma outra maneira dos jogadores serem capaz de fazer previsões e pensar dois ou três passos à frente. Quando eles vêem Dina dar alguns tiros e depois percebem: ‘Só preciso de mais um tiro para acabar com esse inimigo porque vi isso acontecer’. Eu acho ótimo que os jogadores agora possam contar com isso e fazer esses tipos de planos interagindo com seus aliados.

É importante ressaltar, como explicou, que isso se trata de uma evolução, pois é possível fazer isso no primeiro título. Tanto usá-los como bons combatentes corpo a corpo, como ótimos atiradores ou executores. Veja os vídeos a seguir.