The Last of Us Part II na E3 2018: 10 coisas que você precisa saber


Um showcase de grandes jogos da Sony marcaram a E3 2018. Roubando a cena está o mais novo e amado exclusivo Playstation, The Last of Us Part II da Naughty Dog. Abrindo em grande estilo com a apresentação do músico e compositor responsável pela trilha sonora da obra, Gustavo Santaolalla, o gameplay de quase 12 minutos é de tirar o fôlego.

A seguir todas as novidades reveladas durante o evento.

A história

Como revelado anteriormente, controlaremos Ellie que tem agora 19 anos e está em busca de vingança. O motivo, de acordo com Neil Druckmann, é que sua paz em Jackson County, Wyoming – onde Joel e ela encerram a primeira parte da jornada, foi interrompida por um ato violento. No início do vídeo, o beijo entre ela e sua parceira, que virou rapidamente destaque nas redes sociais, tanto quanto todo o conjunto da obra, é intercalado com a mudança de perspectiva da personagem, que ganha um aspecto mais frio. Druckmann revela que ela teve chance de ser adolescente e viveu relacionamentos duradouros, mas para fazer justiça irá até seus limites.

Shannon Woodward é Dina

Depois de discutirmos diversas teorias e modestamente acertarmos uma, tivemos a confirmação. A personagem da atriz de Westworld finalmente foi revelada. Ela será Dina, namorada de Ellie, descartando as possibilidades de que ela fosse mãe ou irmã da personagem.

Joel

Tudo indica que o personagem esteja vivo, pelo menos durante algum tempo, que o homem velho citado duas vezes durante o vídeo possa ser o badass. No novo episódio do The Last of Us Part II INSIDE, falaremos mais sobre.

Personagens novos e antigos

Depois de Yara (Victoria Grace), Lev (Ian Alexander) e a personagem misteriosa de Laura Bailey serem revelados na Paris Games Week, chegou a vez de Dina (Shannon Woodward) e Jess (Stephen Chang). Conforme vídeo, Dina vive um relacionamento com Ellie (Ashley Johnson), em um lugar aparentemente calmo. Já Jess, é líder da patrulha, provavelmente sob o comando de Joel, que tem “enchido o saco” dele para manter Ellie segura. Talvez o “texano rude que ainda não fez uma aparição completa”.

Druckmann ainda disse que o game contará com personagens antigos, o que nos dá esperança de ver, além de Joel – é claro, Bill, Maria e Tommy novamente.

Violência x Diversão

The Last of Us é um jogo maduro, para pessoas maduras, sempre foi, e a Naughty Dog está indo mais além, diz que The Last of Us Part II é mais envolvente do que divertido, que o desconforto existe para alguns jogadores, que estão enviando uma mensagem sobre ações violentas e o impacto delas seguido de consequências, tanto em quem as comete quanto nas pessoas ao seu redor, que se você está interessado em um personagem e seus relacionamentos, você vai continuar a acompanhá-lo e se comprometer com suas ações, digamos, pagar o preço.


Cenário, jogabilidade, animação e mocap

Assim como nos mais recentes jogos do estúdio, os cenários explorados serão mais amplos, com uma atmosfera mais tensa e poderão ser usados a nosso favor, ao mesmo tempo em que poderão nos trair, revelando nossa posição. Enquanto babamos com tamanho realismo, sentiremos todo o estado emocional e mental de Ellie, em cada momento de sua jornada nesse mundo tão hostil.

As mecânicas de combate foram aprimoradas. Ellie será capaz de fabricar munições, seus movimentos poderão ser áeis graças a introdução dos botões para pular, agachar e desviar. Ela também poderá passar por espaços apertados, o que pode ser útil para flanquear inimigos. A brutalidade retorna, um sistema stealth analógico foi criado, o sistema de animação renovado, fazendo com que as expressões faciais ficassem ainda mais detalhadas. O objetivo é fazer com que o jogador possa se sentir de fato na pele dela, todo o seu desespero, sua desenvoltura e agilidade única. O gameplay foi capturado no Playstation 4 PRO.

A cena do beijo causou problemas porque a captura de movimentos não permite que as atrizes aproximem-se. As cenas iniciais foram feitas sem câmeras para servirem como material de referência para os animadores. Eles precisaram colocar a câmera com as atrizes fingindo que estavam se beijando, fazendo as bochechas se tocarem, para que parecesse mais íntimo. Um dos principais obstáculos para essa cena, de um ponto tecnológico, foi especialmente devido ao cabelo.

Inimigos humanos únicos e infectados ainda mais perigosos e espertos

Embora os infectados ainda não tenham dado o ar de sua graça, ao contrário dos membros de uma espécie de seita religiosa que se chama Seraphites – como falamos nos mais recentes episódios do The Last of Us INSIDE, haverá evoluções, ou seja, não veremos apenas Estaladores(Clickers), Corredores (Runners) e Bloaters (Vermes/Baiacus). Novos monstrengos estão prometidos.

Já a inteligência artificial dos humanos que você encontrará, os tornarão agora mais ameaçadores e capazes. Usando comunicação sofisticada e consciência ambiental, que vão desde ouvir sua respiração até chamar assobiando uns aos outros, eles poderão criar confrontos intensos, combates mais dinâmicos, furtivos e de frente, para o jogador. Além disso, não serão mais NPCs aleatórios, serão personagens únicos, que serão chamados por seus próprios nomes.

Aparentemente, outra ideia também é usar o que foi visto em The Last of Us: Lef Behind, onde o lema é claro: O inimigo do meu inimigo é meu amigo.

A volta do multiplayer de sucesso em nova versão

Se a Naughty Dog tem talento de sobra para criar e desenvolver games com histórias cativantes e ao mesmo com qualidade gráfica e uma jogabilidade única, com seus modos multiplayer não são diferentes. O sucesso de Facções na primeira parte do jogo até hoje vem proporcionado jogatinas divertidas e promete ganhar um repaginada em sua segunda versão. É que os co-diretores do game, Anthony Newman e Kurt Margenau, não só confirmaram o modo online como deram a entender que ele será diferente.

Má notícia

Com a importância da E3, muitos já contavam com uma demo do gameplay, o que não esperavam é que a data de lançamento fosse passar batido. É que o co-criador do game, diretor e atual vice-presidente da desenvolvedora, revelou que ela só será anunciada quando o game estiver próximo de ser lançado. Nenhuma estimativa foi dada por ele.

Um dos dogs, nos bastidores do evento, disse que a equipe inda não atingiu o momento decisivo, que “provavelmente vai acontecer no próximo ano” e acrescentou:

Vamos ver quanto podemos conseguir fazer este ano.

Um novo episódio do The Last of Us Part II INSIDE com mais informações vai ao ar em alguns dias, inscreva-se no canal e fique de olho em suas notificações.

youtube.com/ThelastofUsBR