O roteiro do segundo episódio da segunda temporada de The Last of Us, intitulado “Through The Valley”, foi divulgado na internet por Craig Mazin via Deadline, gerando repercussão entre fãs e críticos da série. Desenvolvida para a HBO a partir do jogo The Last of Us Part II, a produção conta com Craig Mazin, co-criador da série com Neil Druckmann, como um dos principais responsáveis pela adaptação.
Nesta temporada, que se passa cerca de cinco anos após os eventos da primeira, a história já começa com uma ameaça direta ao personagem Joel, vivido por Pedro Pascal, que é um dos protagonistas mais complexos e centrais da trama. A estreia apresenta Abby (Kaitlyn Dever), cuja motivação principal é vingar a morte sofrida por seus companheiros no hospital de Salt Lake City, episódio que marcou o final da temporada anterior.
O episódio 2 avança em ritmo acelerado, com uma tempestade de neve isolando personagens e aumentando a tensão. Ellie (Bella Ramsey) e Jesse (Young Mazino) estão em patrulha, sem saber que Joel e Dina (Isabela Merced) tentam fugir do frio intenso e de uma ameaça de infectados. A situação se complica quando Abby e seu grupo aparecem, e após um falso pedido de abrigo, Abby executa Joel com brutalidade, o que impacta profundamente a narrativa da série.
A morte de Joel é um momento difícil para o público, assim como para Ellie, e acaba sendo o ponto de partida para a busca de vingança que move o restante da temporada. O episódio, escrito por Mazin e dirigido por Mark Mylod (conhecido pela série Succession), mantém fidelidade ao jogo, mas acrescenta elementos inéditos, como o ataque simultâneo da horda de infectados à cidade de Jackson, colocando em risco personagens como Tommy (Gabriel Luna) e sua família.
Em uma introdução ao roteiro, Mazin explica a dificuldade e o desafio de romper convenções tradicionais da televisão, como “nunca matar o protagonista, especialmente em um episódio tão cedo”. Ele descreve o processo como “dar um soco com uma marreta” no universo cuidadosamente construído na primeira temporada. Para Mazin, a morte inesperada reflete a imprevisibilidade da vida e das perdas reais, e a série oferece ao público a oportunidade de experimentar essa dor dramática antes que ela aconteça na vida real.
Craig Mazin escreveu:
“Se você vai matar alguém, não mate o protagonista. Não mate a grande estrela. Não mude os protagonistas. Não corte histórias permanentemente. E pelo amor de Deus, não faça isso no episódio… dois?
Exceto que a vida real não se importa com o padrão normal dos dramas televisivos, nem a morte obedece a um calendário. E essa sensação de ruptura… de ser roubado, de algo essencial arrancado do seu coração… sempre surge fora do ritmo, um dia antes, um ano antes, uma vida antes…”
A primeira temporada de The Last of Us foi bastante reconhecida, com 24 indicações ao Emmy, incluindo categorias importantes como Melhor Série Dramática e Roteiro para Série Dramática, além de premiações no Writers Guild of America (WGA). Para esse ano, a segunda temporada também será indicada em várias categorias.
O roteiro do episódio “Through The Valley” traz uma oportunidade para os fãs compreenderem em detalhes a construção deste momento crucial na série, evidenciando o equilíbrio entre fidelidade ao jogo original e as escolhas narrativas próprias da televisão.
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