Na segunda temporada de The Last of Us, Kaitlyn Dever assume o papel de Abby, uma personagem complexa, com grande impacto na narrativa da série. Em entrevista à revista Empire, Dever compartilhou alguns dos desafios que enfrentou durante a preparação para o papel e o impacto emocional que teve que lidar ao longo das filmagens.
O físico de Abby
Uma das perguntas mais comuns dos fãs de The Last of Us é sobre as diferenças físicas entre a Abby dos jogos e a versão interpretada por Dever na série. Nos jogos, Abby é uma mulher robusta e musculosa, interpretada por Laura Bailey. No entanto, na série, o foco não foi tanto na construção muscular, mas na essência emocional da personagem.
“Estou ciente da controvérsia de Abhy, com certeza”, diz Dever. “Você pesquisa ‘Abby Anderson’ no Google e vê tudo isso. É difícil não ver. Mas não era algo que eu queria ficar estressada, só porque eu ficaria distraído de entrar na personagem e sua jornada emocional. Eu queria assumir um novo ponto de vista e abordá-la com novos olhos. Craig e Neil não estão apenas fazendo uma cópia do jogo. Isso
foi algo que realmente se destacou para mim no meu primeiro encontro com eles: eles querem que a essência emocional desses personagens ganhasse vida na série”, revelou Dever. Isso significou que, embora ela tenha feito algum treinamento físico, não foi necessário que ela se “fortalecesse” tanto quanto a personagem do jogo. A atriz comentou também que, devido a eventos pessoais, seu treinamento foi interrompido de maneira abrupta.
Vida pessoal
Durante a produção, Dever enfrentou a perda de sua mãe, um evento que impactou profundamente sua vida. Ela contou à Empire que sua mãe faleceu no momento em que estava se dividindo entre Los Angeles e Vancouver para as filmagens. “Minha mãe faleceu bem no meio de ir e voltar de Los Angeles para Vancouver”, disse a atriz. “Foi uma época muito difícil para mim. Tive que filmar meu primeiro dia de set três dias depois do funeral da minha mãe. Eu pensei: ‘Como vou conseguir fazer isso?'”
Apesar da dor e da dificuldade emocional, Dever se sentiu motivada a continuar, em grande parte, por causa do apoio de sua mãe. “Eu precisava fazer isso por minha mãe, que estava tão feliz por eu ter conseguido esse papel”, revelou. Para Dever, esse foi o momento mais difícil de sua vida, mas ela também reconheceu que estava vivendo seu “trabalho dos sonhos”. A atriz expressou imensa gratidão pelo apoio que recebeu da equipe de produção, liderada por Craig Mazin. “Foi o momento mais difícil da minha vida, mas também estava fazendo o trabalho dos meus sonhos, e não posso nem dizer o quanto me senti cuidada. Craig e todos da equipe me trataram com muita empatia.”
A atriz, que já havia trabalhado com Neil Druckmann, diretor da série e dos jogos da Naughty Dog, tem uma relação prévia com o estúdio. Dever participou do jogo Uncharted 4, onde fez a captura de movimento e a voz da filha de Nathan Drake. Mesmo com essa bagagem, o trabalho em The Last of Us foi uma nova experiência, cheia de desafios tanto profissionais quanto pessoais.
Produção
Em relação à diferença física entre a Abby do jogo e a da série, Neil Druckmann, criador da franquia, explicou que, para a série, as prioridades eram diferentes. “Do ponto de vista da história, há outras prioridades para o show”, disse Druckmann. “Enquanto no jogo a Abby podia se mover de forma a ‘manusear certas coisas fisicamente’, esse elemento não tem tanto destaque aqui.” O foco da série, como destacou Druckmann, está mais na drama e nas relações interpessoais. “Kaitlyn tem o espírito do jogo em ela”, completou o diretor. “O que sempre gostei na ideia era que você seria constantemente desafiado, como foi na primeira temporada. Quando você tenta escolher um herói, é difícil, porque somos seres humanos, não heróis.”
Ao abordar a jornada de Abby na série, a ênfase não está no físico, mas nas emoções e nas relações que moldam a personagem. Dever, com sua interpretação sensível, conseguiu capturar a essência da personagem de uma maneira que ressoa com o público, mesmo que sua aparência seja diferente da do jogo.