in

PS5: Diretor de The Last of Us fala da dificuldade de fazer cabelos parecerem mais naturais na geração atual e anterior


A nova geração de consoles vem aí, e a promessa de que eles terão o dobro do poder de seus antecessores está mexendo com a indústria de games. Nos bastidores, não só os jogadores como os desenvolvedores e especialistas estão atentos no salto gráfico que o  Xbox Series X e PS5 devem dar.

O ex-diretor da Naughty Dog, Bruce Strailey, que esteve à frente de  The Last of Us ao lado de Neil Druckmann e comandou também a série Uncharted, falou sobre como sempre foi difícil fazer os cabelos dos personagens e outras coisas simples do mundo real parecerem mais naturais.

Em entrevista ao IGN, ele comentou os recursos gráficos que estavam disponíveis para eles nos consoles anteriores, que coisas como água, tecido e cabelo, são notoriamente difíceis de simular realisticamente, mas uma GPU mais poderosa – no caso do Xbox Series X com 12 teraflops de processamento, significa mais capacidade de renderizar esses sistemas sem atrapalhar as coisas.

Fumaça, água, vento – coisas assim são ótimas para o processamento de GPU. 

Os cabelos e pelos são um bom exemplo, mesmo que os rostos dos personagens tenham se tornado mais foto-realistas nos últimos anos, eles muitas vezes ainda se parecem com cordas grudentas e plásticas.

Sempre foi muito difícil fazer um cabelo muito bom. Um cabelo que responda a diferentes ambientes – cabelo e água, cabelo e vento, cabelo e gel de cabelo, são reações que podem ser processadas.

Straley relembra a dificuldade que tiveram com o hardware da geração anterior e da atual, onde nem sempre foi possível acompanhar as decisões de design que ele e sua equipe queriam tomar.

Em The Last of Us, tínhamos um sistema de sombras ambientais que precisávamos reduzir significativamente, e seria ótimo se pudéssemos fazer isso em uma resolução mais alta e obter mais fidelidade. Algo assim torna isso mais possível.

Estimado para o final de 2020, as especificações do Playstation 5 ainda não foram reveladas.