Jasmila Žbanić explica que tiveram liberdade para colocar toque pessoal em The Last of Us “Tenho certeza que será uma grande série”

A série de The Last of Us foi a maior produção já filmada no Canadá até hoje, e a HBO não mediu esforços e recursos em dar a equipe tudo o que precisam para trazer o live action baseado no jogo PlayStation a vida para a TV. Com um orçamento milionário as filmagens da primeira temporada contaram com 8 diretores, sendo apenas Liza Johnson, americana. A maioria, assim como Neil Druckmann, também não tem experiência na TV.

Em conversa com elespanol, a diretora Jasmila Žbanić (vencedora do Urso de Ouro por Esla’s Secret e finalista do Oscar por Quo Vadis, Aida? ) falou sobre sua participação comandando um dos episódios da adaptação protagonizada por Pedro Pascal (Joel) e Bella Ramsey (Ellie), e de como foi trabalhar com o produtor executivo, coescritor e showrunner Craig Mazin.

“Foi uma grande surpresa quando Craig Mazin me contatou. Eu realmente gostei do que ele fez com Chernobyl. Tivemos uma reunião maravilhosa pelo Zoom. Acho que ele é uma das pessoas mais inteligentes e talentosas que já conheci.”

A publicação destaca que em vez de recorrer a veteranos do meio, Mazin procurou diretores no cinema de arte e nos festivais de Cannes e Veneza. “Nunca tinha feito televisão, mas parecia um projeto muito interessante e me chamou a atenção trabalhar com aquela equipe. A experiência no set tem sido incrível e tenho certeza que será uma grande série”, prometeu a diretora.

“Craig deu a todos nós diretores muita liberdade. O que você faz tem que ser orgânico com os outros capítulos da série, mas dá a você muito espaço para experimentar coisas e dar seu toque pessoal e sensibilidade. Acho que ele teve uma ideia brilhante porque cada um deles tinha ideias muito originais e diferentes”, explica Zbanic.

“Tenho certeza de que não deve ter sido fácil para ele, porque todos nós tivemos que nos encaixar no sistema americano e viemos de indústrias e métodos que nada tinham a ver com isso. Tínhamos muitas perguntas, estávamos acostumados a fazer as coisas de maneira diferente na Europa. Ele foi muito paciente e determinado a tirar algo muito concreto de nós. Para Craig teria sido muito mais fácil contratar diretores americanos ou pessoas que já haviam feito televisão antes”.

Diferente da argentina Lucrecia Martel, diretora de Zama, que não aceitou o convite da Marvel para dirigir Viúva Negra, mesmo eles prometendo que se encarregariam de todas as cenas de ação, Zbanic contou que no caso dela em The Last of Us foi diferente. “No meu episódio não houve muita ação. Tínhamos cavalos, momentos que pareciam tirados de um faroeste… Dirigi todas as cenas, até as da segunda unidade”. A segunda unidade de uma produção é encarregada de gravar capturas de movimento, cenas de ação, tomadas de cobertura, como takes de paisagens e etc.

The Last of Us da HBO Max foi sua primeira experiência profissional fora de seu país. “Gostei muito de todo o processo. Há muitas coisas que são iguais, como definir o tom de uma história ou dirigir atores. O que é muito diferente é o sistema de trabalho. Eu sabia que tinha que me adaptar à ideia de que havia mil pessoas trabalhando em uma engrenagem muito grande. Essa engrenagem não ia se adaptar a mim, tinha que ser o contrário. Fiz o meu melhor para aprender a fazer parte de uma engrenagem sem perder a voz ao longo do caminho. Estou muito feliz com esta experiência.” finaliza a diretora.

Quem são os diretores da série de TV de The Last of Us

A adaptação que contará com 10 episódios, terá 8 diretores renomados, quase todos eles indicados e vencedores de prêmios. Aqui estão eles e seus principais trabalhos na televisão ou cinema.

Kantemir Balagov

Kantemir Balagov / instagram @kantemir_balag

O diretor de cinema russo, roteirista e cinegrafista, Kantemir Balagov, ganhou o prêmio Un Certain Regard de Melhor Diretor e o Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme na seção Un Certain Regard por Beanpole (2019), sendo selecionado para o Melhor Longa-Metragem Internacional no 92º Prêmio da Academia, fazendo parte da lista de finalistas. Closeness (2017), sua estréia no cinema e também coescrito e dirigido por ele, foi selecionado para competir na seção Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2017 e também ganhou o Prêmio FIPRESCI.

Jasmila Žbanić

Jasmila Žbanić / instagram @jasmilazbanic.official

Jasmila Žbanić é diretora, roteirista e produtora de cinema, conhecida por ter escrito e dirigido Quo Vadis, Aida? (2020), o que rendeu a ela indicações ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o BAFTA de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e o BAFTA de Melhor Direção. Ela também ganhou o Urso de Ouro por Grbavica (2006) e o Independent Spirit de Melhor Filme Estrangeiro novamente por Quo Vadis, Aida? (2020).

Peter Hoar

Peter Hoar / instagram @pjuk

A lista de produções comandada por Peter Hoar é extensa. Dirigindo Demolidor (2015), série da Marvel produzida pela Netflix, Hoar também esteve à frente de 1 episódio de Punho de Ferro (2017), Os Defensores (2017), e dois de Altered Carbon (2018) e The Umbrella Academy (2019). Seu mais recente e importante trabalho é como diretor da minissérie britânica criada e escrita por Russell T Davies, It’s a Sin (2021).

Neil Druckmann

Luke Fontana / instagram @druckmann

Diretor criativo, roteirista e programador de jogos, Neil Druckmann entrou na Naughty Dog inicialmente como um estagiário e tornou-se programador em 2004, trabalhando em Jak 3 e Jak X: Combat Racing, em seguida atuou como projetista de de Uncharted: Drake’s Fortune e Uncharted 2: Among Thieves. Posteriormente virou diretor criativo e coescritor de The Last of Us, Uncharted 4: A Thief’s End e The Last of Us Part II. Além de seus trabalhos em jogos, ele também participou da produção da HQ Uncharted: Eye of Indra, A Second Chance at Sarah e The Last of Us: American Dreams.

Druckmann recebeu várias indicações e prêmios, incluindo um Prêmio DICE, dois Prêmios BAFTA por The last of Us e Left Behind, dois Prêmios do Sindicato dos Roteiristas e dois prêmios no The Game Awards por Uncharted 4 e The Last of Us Part II.

Liza Johnson

Reprodução IMDb / Liza Johnson

Liza Johnson é diretora e produtora, conhecida por Return (2011), In the Air (2009), Hateship, Loveship (2013), Elvis & Nixon (2016) e Room 104 (2017). Seus curtas narrativos e vídeos experimentais foram exibidos em Berlim, Roterdã e muitos outros festivais internacionais e locais de artes plásticas. Ela também publicou textos críticos sobre arte e cinema, e foi curadora de uma série de exposições de museus e programas de festivais.

Jeremy Webb

Reprodução IMDb / Jeremy Webb

Jeremy Webb dirigiu várias séries de televisão de alto nível. Seu trabalho em Downton Abbey resultou em uma indicação ao Primetime Emmy e também foi indicado ao BAFTA por seu trabalho no drama jurídico “Silk” e na série da BBC “Merlin”, onde foi o diretor principal por três temporadas. Dirigiu a aclamada minissérie Ambassadors e episódios de Doctor Who, The Umbrella Academy, Altered Carbon e The Punisher.

Ali Abbasi

Sarajevo Film Festival

Dirigindo o filme sueco de 2018, BorderAli Abbasi ganhou do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes em 2018, e foi selecionado para o “Melhor Filme Estrangeiro” no 91º Oscar, mas foi nomeado apenas para “Melhor Maquiagem e Penteado”. Em 2016 ele também co-escreveu e dirigiu o filme de drama de terror dinamarquês, Shelley.

Craig Mazin

BAFTA

Não anunciado oficialmente, o produtor executivo e coescritor da série de TV, Craig Mazin, está listado em documento do sindicato Directors Guild of Canada também como diretor de episódios do show de The Last of Us. O roteirista que teve indicações ao Prêmio Emmy do Primetime por Chernobyl (2019), também da HBO, foi o showrunner do show que recebeu dezenove indicações, vencendo nas categorias de “Melhor Minissérie”, “Melhor Direção” e “Melhor Roteiro”, com os atores, Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson, recebendo nomeações por suas atuações.

Não perca nenhuma novidade envolvendo The Last of Us na HBO Max prevista para 2023. Siga @TheLastofUsBR no instagramfacebooktwitter e youtube. Fique de olho em nossa página especial dedicada a série.