in

Por causa de The Last of Us 2, Metacritic impediu usuários de avaliar Ghost of Tsushima antes de jogá-lo devidamente

Mais um exclusivo PlayStation foi lançado para encerrar com chave de ouro a geração do PS4. Ghost of Tsushima chegou ontem ao console e de acordo com a Forbes ainda não era possível visualizar a nota dos usuários, apenas a mensagem “Por favor, gaste algum tempo jogando o jogo. Volte para revisar a partir das 12:00 PM PST de 18 de julho.”


Aparentemente essa decisão foi tomada para evitar o famoso ‘Review bomb’, um fenômeno da internet no qual grandes grupos de pessoas deixam críticas negativas em massa e coordenadas a uma obra sem um motivo justo, como suspeitas ao que houve com The Last of Us Part II da Naughty Dog.

Anteriormente, as análises seguidas das pontuações dos usuários podiam ser feitas nas primeiras horas em que um jogo era lançado ou, às vezes, antes disso, mas o site impôs aos usuários que esperassem mais de 36 horas após o lançamento para começar a postar críticas, considerando o tempo “adequado” para jogar e julgá-lo de forma justa.

No momento dessa publicação, tudo parece tranquilo com o título da Sucker Punch Productions, com 83 da crítica especializada e 9.1 a média dos usuários que totalizam até agora apenas 943 avaliações.

The Last of Us Part II tem uma campanha que dura em média de 20 a 30 horas e havia milhares de análises quase que instantaneamente no lançamento do jogo, quando era fisicamente impossível para essa quantidade de jogadores conseguirem tal façanha. Essas pessoas estavam fazendo resenhas baseadas em coisas como vazamentos, reproduções de streamers ou apenas chegando a uma determinada parte do jogo e correndo para escrever uma resenha injusta. Essa espera de 36 horas aparentou lutar contra isso diretamente.


O pós-apocalíptico já conta com mais de 128.528 avaliações de usuários e é provavelmente o jogo mais avaliado de todos os tempos. A nota da mídia é de 94 e a média dos usuários atualizada é de 5.5. Foi o jogo mais vendido do mês de junho na PS Store e fora dela. É por enquanto o mais vendido para o console da Sony, o terceiro mais vendido do ano, o oitavo mais vendido em um período de doze meses e o segundo maior em vendas no mês de lançamento de um jogo publicado pela companhia na história. Apenas o Homem-Aranha da Marvel conseguiu um mês de estreia maior. Confira tudo aqui.

Vale ressaltar que ele foi lançado há um mês mas já alcançou as maiores vendas em dólar do mês de lançamento em 2020 até o momento.