O que a Naughty Dog fez para deixar os olhos em The Last of Us Part II ainda mais realistas

No início do ano durante a SIGGRAPH 2020, conferência global de tecnologia gráfica, o diretor técnico de arte da Naughty Dog, Waylon Brinck, e o artista técnico Steven Tang, fizeram uma apresentação onde deram uma extensa visão de como a arte técnica do jogo foi criada. A palestra que ocorreu em março, teve agora os slides da apresentação carregados online para exibição pública.

De acordo com o Gamesradar (via Kotaku), os artistas discutiram quanto trabalho foi feito nos bastidores de The Last of Us Part II, com parte do foco caindo em quão realistas os olhos do personagem pareciam no jogo. Nos slides, Brinck explica como os olhos de Ellie no trailer de revelação do segundo jogo eram impressionantes, mas apenas em certos cenários de iluminação e ângulos de câmera. Isso levou a equipe a revisar o processo de renderização dos olhos, pois “queriam algo com muito mais vida”.

Essa revisão começou com uma sessão de fotos para obter mais fotos de referência visual para os artistas usarem ao projetar os olhos de Ellie e seus colegas. Depois de fazer a pesquisa, Waylon explica que eles implementaram algumas ‘sombras do espaço da tela’ nos cílios e nas pálpebras do personagem – para criar profundidade.

Uma vez que a equipe baixou os olhos do personagem humano, eles passaram a focar nos olhos de outras criaturas, como a dupla explica: “Tivemos um momento no jogo em que queríamos um pouco de taxidermia os lobos têm olhos retrorrefletivos, como muitos animais noturnos.” Esta característica ocular da vida real pode ser encontrada principalmente em cães e gatos cujos olhos brilham de forma diferente dependendo da luz à qual estão expostos.

Para fazer isso, a Naughty Dog escreveu um pequeno código que calcula o reflexo da pupila e dá aos olhos uma aparência iridescente. A equipe gostou tanto desse efeito que o adicionou a todos os inimigos infectados encontrados no jogo, para dar a eles uma aparência ainda mais assustadora.

Tudo isso reforça o quanto a desenvolvedora acredita que cada detalhe faz a diferença.

The Last of Us Part II celebrou um ano de lançamento no último dia 19 de junho com estátua de Abby e novos produtos. Um série de TV baseada no primeiro jogo está em produção e deve começar a ser filmada a partir do dia 5 de junho. Fique de olho em nosso site e redes sociais @thelastofusbr para saber mais.

Siga @TheLastofUsBR no X e no Instagram para não perder nenhuma novidade!

Inscreva-se no canal no YouTube para acompanhar os novos vídeos do The Last of Us INSIDE.