Kaitlyn Dever criou um novo jeito de Abby andar em The Last of Us

Kaitlyn Dever encara um dos papéis mais desafiadores de sua carreira ao interpretar Abby na segunda temporada de The Last of Us. A personagem, conhecida por sua força física e por ser uma das figuras mais controversas do universo dos videogames, exigiria, em teoria, uma preparação física intensa. No entanto, a trajetória de Dever até o set foi marcada por circunstâncias pessoais difíceis que afetaram diretamente sua preparação para o papel.

A mãe da atriz faleceu de câncer pouco antes do início das filmagens. Em função disso, Dever não conseguiu completar o programa completo de treinamento de força e combate que havia sido planejado antes do início da produção. Apesar disso, ela trouxe uma abordagem diferente à personagem, com foco em uma fisicalidade mais subjetiva, refletida na forma como Abby se movimenta e se apresenta em cena.

“Quis que ela tivesse um jeito diferente de andar”, afirmou a atriz à British GQ. “Penso na raiva dela e nessa fachada que ela mantém como uma armadura. Esse tipo de raiva tão reprimida, acho que naturalmente faz com que você se apresente de forma diferente ao mundo, como uma forma de se proteger. Acho que é um mecanismo de defesa. Quis que isso parecesse intimidador.”

A decisão de incorporar essa fisicalidade mais emocional não foi apenas uma resposta às limitações impostas por sua vida pessoal, mas também uma escolha artística, validada pelos criadores da série, Neil Druckmann e Craig Mazin. Segundo Dever, “o maior objetivo deles era garantir que a jornada emocional fosse o elemento mais importante acima de qualquer outra coisa, e eu realmente apreciei isso”.

The Last of Us é um projeto com um peso significativo, não apenas por sua popularidade — a primeira temporada foi a série mais assistida da HBO em 2023 —, mas também pela repercussão polarizadora do segundo jogo da franquia, no qual Abby é introduzida. A personagem foi duramente criticada por parte do público, e a atriz Laura Bailey, que a dublou no jogo, chegou a receber ameaças de morte.

Dever não ignora as críticas antecipadas que já começaram a surgir online, sobretudo em relação à sua aparência não corresponder à imagem hipermusculosa de Abby no jogo. “Estou totalmente ciente dessa conversa em torno da aparência dela”, disse. “Eu nem sei como funciona o Reddit”, comentou, rindo. “Estou apenas levando um dia de cada vez. Não sei realmente se isso vai me afetar ou não. Não tenho muito controle sobre o que dizem de mim, e tudo bem. Já fiz as pazes com isso.”

Ela já tinha uma relação antiga com o universo da série. Ela viu seu pai jogar o game original em 2013 e chegou a ser considerada por Druckmann para interpretar Ellie em uma adaptação cinematográfica que nunca saiu do papel. Essa familiaridade com o material e com o criador da franquia parece ter contribuído para que ela se sentisse conectada ao papel de Abby. “Parece que isso sempre esteve destinado a fazer parte da minha vida”, comentou. “E Bella [Ramsey] faz um trabalho incrível como Ellie – eles foram feitos para esse papel. E sinto que eu sempre fui feita para interpretar a Abby.”

A presença de Abby na segunda temporada é pontual, mas significativa. Após um momento marcante no segundo episódio, a personagem desaparece por boa parte da temporada, retornando apenas nos momentos finais. A cena em que ela reaparece — surpresa, armada, confrontando Ellie — antecipa os rumos da já confirmada terceira temporada. “Acho que estarei bastante presente”, disse Dever, embora mantenha discrição sobre os detalhes. “Acho que Craig [Mazin] ainda está tentando escrever a temporada”, comentou. “Ele diz que será ainda mais intensa que a segunda, o que eu não sei como é possível… [Mas] foi só isso que ele me disse.”

Sua atuação, marcada por uma fisicalidade silenciosa e contida, parece alinhar-se à proposta dos criadores de colocar a emoção no centro da narrativa. A ausência de um treinamento físico completo não comprometeu sua entrega. Pelo contrário, abriu espaço para uma leitura mais humana e vulnerável da personagem, o que pode oferecer uma nova dimensão à já complexa Abby.

Ao final, o que se vê não é uma Abby musculosa como nos jogos, mas uma Abby marcada pelo luto, pela raiva e por uma vontade de se proteger do mundo — e talvez de si mesma. Dever, ciente das críticas e expectativas, escolheu não tentar replicar o impossível, mas sim encontrar sua própria forma de habitar a personagem.

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