Um dos momentos mais marcantes da segunda temporada de The Last of Us aconteceu no sexto episódio, com Joel (Pedro Pascal) e Ellie (Bella Ramsey) explorando um museu abandonado. A sequência, baseada diretamente em uma das partes mais emocionantes de The Last of Us Part II, foi bem recebida pelos fãs. No entanto, quem jogou o game percebeu que faltou uma parte significativa do segmento original — justamente o trecho envolvendo dinossauros, que foi cortado na versão para a TV.
No jogo, essa passagem celebra o 16º aniversário de Ellie. Sabendo do fascínio da garota por espaço e dinossauros, Joel a leva a um museu que abriga ambas as temáticas. Primeiro, os jogadores exploram um andar repleto de esqueletos de dinossauros, com Ellie empolgada compartilhando curiosidades e colocando chapéus nas ossadas expostas. Depois, a dupla sobe até uma seção dedicada à exploração espacial, onde Ellie entra em uma cápsula e escuta o áudio de um lançamento da NASA pré-apocalipse, se permitindo sonhar, ainda que por instantes, com um mundo diferente.
Na série, a escolha foi por retratar apenas a parte do espaço. Joel e Ellie interagem com um diorama do sistema solar e fingem ser astronautas, recriando o ponto emocional mais forte da sequência. No entanto, a ausência da parte dos dinossauros, onde Ellie e Joel usariam chapeis, deixou parte do público decepcionada. Especialmente porque há indícios de que essa parte foi, sim, gravada — apenas não incluída no corte final do episódio.
Uma featurette de bastidores divulgada pela HBO mostra Pedro Pascal e Bella Ramsey em um set claramente inspirado no andar dos dinossauros do jogo, completo com vegetação invadindo o espaço e a deterioração natural de décadas de abandono. A cena não foi ao ar, o que gerou frustração nos fãs. “Eles filmaram a exposição dos dinossauros, mas a gente NÃO VIU NADAAAA”, comentou um usuário. Outro completou: “Então eles tiveram o trabalho de construir, decorar e filmar a parte dos dinossauros e mesmo assim cortaram. É, vou precisar disso na minha mesa até meia-noite. Que porra é essa.”
Fotos do set compartilhadas por Don Macaulay, designer de produção da 2ª temporada, mostram a estrutura da exposição de dinossauros construída no museu.
Além disso, após norte de Joel no episódio 3, quando Ellie vai visitar a casa dele, é possível ver um chapéu no quarto.
Apesar do corte, há a expectativa de que as cenas descartadas possam aparecer como material extra quando a temporada for lançada em mídia física ou digital. A segunda temporada de The Last of Us ainda terá mais um episódio, que vai ao ar no domingo, 25 de maio, às 22h (horário de Brasília), na HBO e na Max. Vale lembrar que a adaptação da parte dois do jogo será dividida em múltiplas temporadas. Assim, ainda há espaço para outras cenas inéditas e, quem sabe, para revisitar trechos que ficaram de fora.