Fãs brasileiros querem que a série de The Last of Us da HBO tenha os mesmos dubladores do jogo

Quando The Last of Us foi lançado em 2013, a dublagem ainda estava começando a ganhar força nos jogos AAA. Um dos primeiros títulos da Naughty Dog a receber uma versão totalmente localizada em Português do Brasil, legendas e áudio, foi Uncharted 3: Drake’s Deception, lançado em novembro de 2011 para PS3. Na época a Naughty Dog reprovou uma dublagem feita pelo estúdio brasileiro Zeger Studio, de São Paulo, para aprovar uma dublagem feita, embora em português, em um estúdio de Miami.

Já no primeiro trailer de The Last of Us revelado em 2013, a dublagem estava mais evoluída e tinha um grande ator por trás da voz do personagem que mais tarde se tornaria uma ícone na indústria de games. Joel foi dublado por ninguém menos que Luiz Carlos Persy. Por sua vez, a cantora Luiza Caspary assumiu a voz brasileira de Ellie. Os dois se tornaram referência na dublagem brasileira de grandes personagens de games e assim seguiram dando a voz a dupla até o lançamento de The Last of Us Part II em 2020.

Uma série de TV da HBO baseada na IP PlayStation está em andamento e os fãs amantes da dublagem e da acessibilidade anseiam que os dubladores dos principais personagens nos jogos possam dar voz a eles também na adaptação, mas é claro que isso vai depender da HBO Brasil e de outros fatores. Em uma live que marcou a primeira interação de Persy e Caspary juntos, eles disseram não saber ainda se vão dar voz a Joel e Ellie de Pedro Pascal e Bella Ramsey no show.

Novas vozes

Além dos novos personagens e novos rostos da futura série, há figurinhas carimbadas que já dublam aqui no Brasil alguns atores que estão no elenco do show. Esse é o caso de Riley, que será interpretada pela atriz Storm Reid. Mariana Dondi que dubla Gia em Euphoria disse para nós no instagram no dia do anúncio de Storm como Riley, que adoraria dublar Reid também no live-action. “Meu Deus eu ia amar dublar ela em The Last of Us também.”

Mudanças inevitáveis

O icônico Júlio Chaves nos deixou em agosto do ano passado. Ele deu voz a Bill e se eternizou como dublador de Kassadin e Xin Zhao em League of Legends, Marlin, em Procurando Nemo, o Vô Max, de Ben 10, e o Arqueiro Verde, além do tio Valter na franquia Harry Potter e de ser a voz brasileira oficial de Mel Gibson e Tommy Lee Jones. Uma grande perda para a arte da dublagem em nosso país, que fará muita falta como o cômico personagem da história pós-apocalíptica da Naughty Dog. Outro ator de voz terá a missão de honrar o personagem no show da HBO.

Game of Thrones

Na consagrada série do jogo dos tronos da WarnerMedia, a HBO Brasil chegou a mudar o estúdio responsável pela dublagem da série ainda durante sua exibição, causando estranheza a todos que já estavam acostumados com as vozes até ali vigentes. Carol Valença, que dublou Abby em The Last of Us 2 também deu voz a Yara Greyjoy na produção e falou sobre isso em bate-papo conosco.

É imprescindível que a dublagem da obra nessa nova mídia receba a atenção e importância necessária aos olhos da HBO Brasil, para que os fãs brasileiros sintam jus ao trabalho feito com os personagens dos jogos.

The Last of Us HBO deve estrear apenas em 2023.