Ex-chefe da PlayStation Studios jogou The Last of Us Online antes do cancelamento: “Era ótimo”

Ex-chefe da PlayStation Studios jogou The Last of Us Online antes do cancelamento: “Era ótimo”

A Naughty Dog anunciou oficialmente, em dezembro de 2023, o cancelamento de The Last of Us Online, também conhecido como Factions, para focar em novos projetos. No entanto, antes dessa decisão, o ex-presidente da PlayStation Studios, Shuhei Yoshida, teve a oportunidade de jogar o título e compartilhou suas impressões.

O motivo do cancelamento

O multiplayer standalone de The Last of Us foi anunciado antes do lançamento de The Last of Us Part II e, ao longo dos anos, recebeu diversas menções da Naughty Dog, que o descreveu como um projeto ambicioso. Porém, o estúdio decidiu encerrar o desenvolvimento para priorizar jogos single player, como Intergalactic: The Heretic Prophet.

Durante uma entrevista ao podcast Sacred Symbols+, Yoshida revelou: “Eu joguei o jogo e ele era ótimo”. Ele reforçou que a ideia do projeto veio da própria Naughty Dog, que tinha grande interesse em desenvolvê-lo. Entretanto, a equipe percebeu que criar um jogo live service exigiria mais recursos do que o esperado, especialmente após as orientações da Bungie sobre o modelo de negócios desse tipo de jogo. Como resultado, a Naughty Dog entendeu que seguir com The Last of Us Online significaria não poder focar em Intergalactic: The Heretic Prophet.

Estúdios não são obrigados a fazer jogos live service explica Shuhei Yoshida

Yoshida também esclareceu que, até onde sabe, nenhum estúdio da PlayStation é forçado a criar jogos live service. Ele explicou que algumas equipes percebem as direções estratégicas da empresa e adaptam seus projetos para se alinharem a essas tendências.

“Pela minha experiência, quando os estúdios veem que a empresa tem uma grande iniciativa, [eles percebem que] seguir essa direção aumenta suas chances de ter um projeto aprovado e apoiado”, afirmou. “Não é como se [Hermen Hulst, chefe da PS Studios] estivesse dizendo que as equipes precisam fazer jogos live service. É algo mais mútuo.”

Outras cancelamentos e impacto nos estúdios

A decisão de encerrar The Last of Us Online não foi um caso isolado. Nos últimos meses, a Sony também cancelou dois outros projetos live service, desenvolvidos pela Bluepoint e pela Bend Studio. Como resultado, esses cancelamentos geraram frustração entre os fãs, que acreditam que essas equipes perderam anos de desenvolvimento em projetos que, infelizmente, nunca chegarão ao público.

Além disso, Yoshida, que nos últimos quatro anos tem focado na cena de jogos independentes, comentou brevemente sobre a situação, dizendo apenas: “Sim, é uma situação ruim”.

Intergalactic: The Heretic Prophet como prioridade

Com o fim de The Last of Us Online, a Naughty Dog decidiu focar seus esforços em Intergalactic: The Heretic Prophet. O novo jogo de ação e aventura será ambientado em um futuro distante e terá como protagonista a caçadora de recompensas Jordan A. Mun, interpretada por Tati Gabrielle. O título conta com uma equipe criativa liderada por Neil Druckmann, Matthew Gallant e Kurt Margenau, além da trilha sonora composta por Trent Reznor e Atticus Ross.

O jogo explora temas relacionados à fé nas instituições e tem influências diretas de animes como Akira e Cowboy Bebop. O The Game Awards 2024 revelou seu primeiro trailer, acompanhado da música It’s a Sin do Pet Shop Boys, reforçando a estética inspirada na cultura e tecnologia dos anos 1980.

O cancelamento de The Last of Us Online pode ter sido uma decepção para os fãs do multiplayer da franquia, mas a Naughty Dog parece determinada a investir em novas narrativas e experiências single player. Resta agora esperar por mais detalhes sobre Intergalactic: The Heretic Prophet e os próximos passos do estúdio.

via playerstation.com.br