Escalado cineasta russo para dirigir episódio piloto da série de The Last of Us; HBO “busca um tom dramático sério”

As primeiras novidades sobre a série The Last of Us na HBO em 2021 começaram a chegar. Direto do HollywoodReporter e compartilhado pela Naughty Dog, foi revelado que Johan Renck, escalado inicialmente para dirigir o episódio piloto da adaptação, teve que desistir por causa de um conflito na agenda, o que gerou a contratação do cineasta russo Kantemir Balagov, “o queridinho de Cannes por trás do drama Beanpole“.

De acordo com a publicação, o casamento de Balagov e The Last of Us mostra que a HBO busca um tom dramático sério para a adaptação.

De origem circassiana, ele é mais conhecido por dirigir os sombrios dramas em russo, Uma Mulher Alta (Beanpole) 2019 e Tesnota (Closeness) 2017, que foi bem recebido quando estreou no Festival de Cannes em 2017, resultando na conquista do Prêmio FIPRESCI do festival, na competição Un Certain Regard.

Beanpole rendeu a Balagov em 2019 o prêmio Un Certain Regard de melhor diretor e seu segundo Prêmio FIPRESCI. O filme também foi selecionado para uma apresentação da Rússia na categoria de melhor longa-metragem internacional para o Oscar de 2020.

No twitter, Druckmann disse que Balagov é brilhante, que “compartilha nosso amor pela jornada de Joel e Ellie” e que está feliz por ele estar se juntando a “família TLoU”.

The Last of Us na HBO

Craig Mazin, o criador da aclamada série da HBO Chernobyl, está escrevendo e produzindo o live action ao lado de Neil Druckmann, escritor e diretor criativo dos jogos. Johan Renck, que também trabalhou em Chernobyl, Breaking Bad e até TWD, deixa a posição antes da produção começar.

“The Last of Us se passa 20 anos depois que a civilização moderna foi destruída e centra-se no relacionamento entre Joel, um contrabandista neste novo mundo, e Ellie, uma adolescente que pode ser a chave para a cura de uma pandemia mortal. Joel, um sobrevivente endurecido, é contratado para contrabandear a garota de 14 anos para fora de uma zona de quarentena opressora. O que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal e comovente enquanto eles cruzam os EUA e dependem uns dos outros para sobreviver.”

A série é uma co-produção com a Sony Pictures Television. PlayStation Productions, Word Games, The Mighty Mint e Naughty Dog são as produtoras. Também são produtores executivos Carolyn StraussEvan Wells da Naughty Dog e Asad Qizilbash Carter Swan da PlayStation Productions.