***SPOILERS***
Uma das cenas mais impactantes e tristes de The Last of Us Part II que impulsionou os demais eventos na história do jogo, foi a execução brutal de Joel realizada por Abby com um taco de golfe. O acontecimento comoveu os jogadores.
Em conversa com Gene Park do TheWashingtonPost, o diretor, escritor e copresidente da Naughty Dog, Neil Druckmann, esclareceu algumas dúvidas sobre a elaboração dessa cena, revelando sobre como esse momento foi inspirado em sua infância e vida adulta jovem.
Druckmann disse que aos 16 anos foi acidentalmente atingido na cabeça por um taco de golfe, e que depois precisou de 30 pontos. O incidente deixou uma marca permanente em seu crânio.
“Meu amigo estava interessado.” esclarece, sobre na época não ser jogador do esporte. “Ele me convidou para ir a um campo de golfe. Ele estava me mostrando as cordas. Eu fiquei atrás dele e levei um tapa no balanço das costas. Sangue por toda parte.”
A decisão de usar um taco de golfe para matar Joel foi definida mais tarde no processo de escrita.
“Por um longo tempo, Abby esfaqueava Joel nas costas e depois torcia a faca para paralisá-lo. Mas a faca parecia mais uma coisa da Ellie. Queríamos algo diferente.” Ressalta o dog sobre a arma branca ser de uso característico da personagem.
Usando ataques de força bruscos contra seus inimigos, o jeito de lutar e a jogabilidade de Abby parecia mais em linha com Joel, por isso o taco de golfe foi escolhido para a execução.