in

Conheça os 5 diretores da primeira temporada de The Last of Us HBO e seus principais trabalhos

Cineastas renomados e premiados vão comandar 10 episódios da série de TV baseada no jogo PlayStation criado pela Naughty Dog.

Na madrugada dessa terça-feira (31), o diretor do episódio piloto do live action de The Last of Us, Kantemir Balagov, anunciou que seu trabalho na série de TV da HBO, baseada no jogo criado pela Naughty Dog, acabou. Isso significa que o episódio que vai abrir a primeira temporada do show, teve suas filmagens finalizadas. Não se sabe se Balagov dirigiu mais episódios.

A adaptação que contará com 10 episódios, terá 5 diretores renomados, quase todos eles indicados e vencedores de prêmios. Saiba quem são e quais foram seus principais trabalhos na televisão ou cinema.

Kantemir Balagov

Foto pessoal / instagram @kantemir_balag

O diretor de cinema russo, roteirista e cinegrafista, Kantemir Balagov, ganhou o prêmio Un Certain Regard de Melhor Diretor e o Prêmio FIPRESCI de Melhor Filme na seção Un Certain Regard por Beanpole (2019), sendo selecionado para o Melhor Longa-Metragem Internacional no 92º Prêmio da Academia, fazendo parte da lista de finalistas. Closeness (2017), sua estréia no cinema e também coescrito e dirigido por ele, foi selecionado para competir na seção Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2017 e também ganhou o Prêmio FIPRESCI.

Jasmila Žbanić

Foto pessoal / instagram @jasmilazbanic.official

Jasmila Žbanić é diretora, roteirista e produtora de cinema, conhecida por ter escrito e dirigido Quo Vadis, Aida? (2020), o que rendeu a ela indicações ao Oscar de Melhor Filme Internacional, o BAFTA de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e o BAFTA de Melhor Direção. Ela também ganhou o Urso de Ouro por Grbavica (2006) e o Independent Spirit de Melhor Filme Estrangeiro novamente por Quo Vadis, Aida? (2020).

Peter Hoar

Foto pessoal / instagram @pjuk

A lista de produções comandada por Peter Hoar é extensa. Dirigindo Demolidor (2015), série da Marvel produzida pela Netflix, Hoar também esteve à frente de 1 episódio de Punho de Ferro (2017), Os Defensores (2017), e dois de Altered Carbon (2018) e The Umbrella Academy (2019). Seu mais recente e importante trabalho é como diretor da minissérie britânica criada e escrita por Russell T Davies, It’s a Sin (2021).

Ali Abbasi

Sarajevo Film Festival

Dirigindo o filme sueco de 2018, Border, Ali Abbasi ganhou do prêmio Un Certain Regard no Festival de Cinema de Cannes em 2018, e foi selecionado para o “Melhor Filme Estrangeiro” no 91º Oscar, mas foi nomeado apenas para “Melhor Maquiagem e Penteado”. Em 2016 ele também co-escreveu e dirigiu o filme de drama de terror dinamarquês, Shelley.

Craig Mazin

BAFTA

Não anunciado oficialmente, o produtor executivo e coescritor da série de TV, Craig Mazin, está listado em documento do sindicato Directors Guild of Canada também como diretor de episódios do show de The Last of Us. O roteirista que teve indicações ao Prêmio Emmy do Primetime por Chernobyl (2019), também da HBO, foi o showrunner do show que recebeu dezenove indicações, vencendo nas categorias de “Melhor Minissérie”, “Melhor Direção” e “Melhor Roteiro”, com os atores, Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson, recebendo nomeações por suas atuações.

Não perca nenhuma novidade envolvendo The Last of Us na HBO prevista para 2022. Siga @TheLastofUsBR no instagram, facebook, twitter e youtube. Fique de olho em nossa página especial dedicada a série.



Qries

APOIE: catarse.me/projetosurvivor