Comerciais de The Last of Us Part II foram os mais exibidos e caros da TV em junho

Lançado em 19 junho para PS4, The Last of Us Part II atingiu rapidamente uma popularidade impressionante. Além dos fãs que ansiavam pela segunda parte dessa história, o jogo da Naughty Dog ganhou novos admiradores em todos os meios. De pessoas que nunca jogaram um game à pessoas que gostariam muito, mas por uma questão financeira, suas únicas opções foram ver vídeos em sites de streaming. Esse talvez seja o resultado não só do boca a boca, como da campanha de sucesso de marketing da Sony na mídia.

De acordo com o GamesBeat, de meados de junho a meados de julho, a indústria de jogos – amplamente impulsionada pela PlayStation – teve um modesto aumento de 5,05% nas impressões de anúncios na TV e um aumento de 0,83% nos gastos estimados em comparação com o período de 30 dias anterior. No geral, 13 marcas gastaram cerca de US $ 15,4 milhões no ar em 32 spots mais de 4.900 vezes, gerando 779,5 milhões de impressões de anúncios de TV de 16 de junho a 15 de julho. O iSpot.tv, empresa de medição e atribuição de anúncios de TV, forneceu um relatório mensal sobre a publicidade na TV da indústria de jogos.

Os gastos com publicidade na indústria de jogos de TV saltaram para cerca de US $ 18,7 milhões em junho, um aumento de 81% em relação aos US $ 10,3 milhões de maio, com a PlayStation servindo como o principal motor desse crescimento. Juntamente com a Nintendo, as duas marcas foram as potências dos gastos da TV com a indústria de jogos até agora em 2020. Olhando de 1 de janeiro a 30 de junho, a Nintendo responde por uma parcela maior de gastos (59,5%) contra 31,2% da PlayStation. Mas neste período, a Sony foi responsável por 79% dos gastos com anúncios de TV do setor.

O primeiro lugar ficou com The Last of Us Part II, com 503,2 milhões de impressões de anúncios de TV gerados por três spots que foram exibidos mais de 2.000 vezes. A publicidade mais vista da PlayStation  (262,3 milhões de impressões) foi The Hunt, promovendo o jogo da Naughty Dog. ESPN, Adult Swim e FX foram três das redes com maior número de impressões, enquanto a programação principal incluiu SportsCenter, Family Guy e Get Up.

O spot live action com Ellie cantando e tocando no violão a música True Faith na versão cover de Lotte Kestner, que no dia seguinte teve a versão estendida revelada pela Sony, também foi muito bem recebido pelo público, sendo um dos primeiros a serem veiculados no canal ESPN.