Criadores de The Last of Us HBO já têm final planejado

Craig Mazin e Neil Druckmann afirmam ter todo o arco da série planejado até o final

Com a segunda temporada de The Last of Us ainda em exibição e a terceira já confirmada para 2027, os criadores da série, Craig Mazin e Neil Druckmann, garantem que o caminho até o final já está traçado. O que deve acontecer em uma possível quarta temporada. Segundo Mazin, em entrevista à revista SciFiNow, o planejamento da série sempre parte de uma visão ampla e estratégica, que só depois vai se afunilando nos detalhes de cada temporada. “Neil e eu começamos com uma visão bem ampla, bem lá de cima, e depois vamos afunilando. Mas, para saber o que fazer, você precisa saber onde está indo, e com certeza precisa saber como tudo termina. Nem todo escritor é assim, mas eu sou. Eu preciso saber. Para mim, o final é o ponto principal. Então, com certeza, já pensamos em tudo”, afirmou.

  • Mazin diz que escreve quase todos os roteiros de The Last of Us sozinho

A parceria entre Mazin e Druckmann tem sido marcada por um equilíbrio entre fidelidade ao material original e liberdade criativa. Embora os dois criadores dividam o planejamento inicial da temporada, boa parte da escrita dos episódios acaba ficando com Mazin. “Eu gosto de entregar ao Neil um episódio completo. Digo: ‘Olha, escrevi um episódio inteiro. Aqui está. Leia e vamos conversar’. É só o meu jeito. Muito solitário, tipo monge”, explicou Mazin, destacando que o processo criativo mais rico acontece nos estágios iniciais, quando ainda estão discutindo possibilidades.

Com relação à adaptação da segunda temporada, Mazin contou que a abordagem permaneceu a mesma da primeira: buscar o equilíbrio entre o que os fãs esperam ver e o que funciona melhor no formato televisivo. “Parte disso é entender as coisas do jogo que tento, ao máximo, representar para os fãs. Porque eu também sou um. O que eu quero, o que eu preciso, o que não pode mudar? Depois, há coisas tão ligadas à jogabilidade que não funcionam como deveriam. Aí, a gente muda”, explicou. Ele ainda acrescentou que a série também se beneficia da chance de explorar mais histórias, com mais tempo e profundidade: “Fazemos perguntas como: ‘Como essa pessoa chegou aqui? O que aconteceu?’ E podemos explorar essas avenidas”.

Mesmo já sabendo como tudo termina, Mazin não pretende assumir outro projeto de adaptação de videogame como roteirista principal. “Essa é minha canção do cisne no mundo dos videogames”, disse, brincando ao cogitar a ideia de adaptar Grand Theft Auto IV em “19 temporadas” ou até mesmo Candy Crush, como uma provocação bem-humorada. Apesar disso, ele não descarta participar como produtor em outras adaptações no futuro.

O que esperar da terceira temporada

Sobre o que esperar da terceira temporada de The Last of Us, algumas informações já foram confirmadas. A previsão de estreia é para 2027, com as filmagens programadas para acontecer entre 2025 e 2026. A temporada deve ser mais longa do que a segunda, contando com mais episódios. Kaitlyn Dever continuará no protagonismo como Abby, enquanto o enredo deve aprofundar os conflitos entre o passado e o presente da personagem. Também haverá mais espaço para a relação entre Ellie e Dina, além de trazer à tona grupos importantes como os WLF e os Serafitas. Personagens como Lev e Yara terão papéis centrais, e há expectativa de flashbacks com Joel e Tommy, além da possível aparição do temido “Rei dos Ratos”.

A série segue seu caminho com consistência e cautela, e embora muitas surpresas ainda estejam guardadas, os responsáveis por The Last of Us já têm bem claro onde querem chegar.

Ofertas

1