A disputa judicial entre Sony e Tencent ganhou um novo capítulo explosivo. Segundo thegamepost, documentos recém-revelados no processo movido pela Sony alegam que a Tencent, após ter um projeto baseado em Horizon rejeitado, tentou negociar uma parceria para The Last of Us, apenas para usar a reunião como uma oportunidade de apresentar novamente o projeto vetado, que a Sony agora alega ser a base para o jogo Light of Motiram.
O conflito legal começou quando a Sony acusou a Tencent de plágio, afirmando que seu futuro título, Light of Motiram, desenvolvido pela Aurora Studios, é uma cópia descarada de sua bem-sucedida franquia Horizon. Em sua mais recente petição, a Sony refutou a tentativa da Tencent de arquivar o caso, chamando as alegações de “absurdas” e acusando a empresa de “jogar um jogo de esconde-esconde com suas marcas e entidades” para evitar responsabilidades.
De Horizon a The Last of Us: A Trajetória de uma Parceria Fracassada
A peça central da nova evidência é uma declaração de Olivier Courtemanche, Chefe de Mobile da PlayStation Studios. Ele detalha a cronologia das negociações que desmoronaram.
Segundo Courtemanche, a primeira proposta da Tencent ocorreu durante a Game Developers Conference (GDC) em março de 2024. Lá, a equipe da Tencent e da Aurora Studios apresentou o “Projeto Z”, um jogo com o tema de Horizon. A Sony rejeitou formalmente a ideia em 8 de abril de 2024, afirmando que não tinha interesse em licenciar a IP.
Mesmo com a recusa, a Tencent insistiu. Em um e-mail de 16 de maio de 2024, a empresa afirmou que sua equipe estava apaixonada pelo projeto e não tinha interesse em trabalhar em outra propriedade intelectual, citando “paralelos e pontos de conexão” com as habilidades que já haviam desenvolvido para o “Projeto Z”.
A Reunião Surpresa na China
O ponto de virada ocorreu em julho de 2024. A equipe de Courtemanche viajou para Shenzhen, na China, para uma reunião com a Aurora Studios. A Sony acreditava que o encontro seria para discutir uma possível colaboração para a franquia The Last of Us.
No entanto, a apresentação tomou um rumo inesperado. “Entramos na reunião com a impressão de que eles queriam fazer uma possível colaboração para The Last of Us“, afirmou Courtemanche na declaração. Durante a apresentação da Aurora, um slide exibiu imagens que lembravam o “Projeto Z” rejeitado meses antes.
“Lembro-me que o slide apresentava uma personagem feminina com um design de traje semelhante à mistura de roupas tribais e armaduras de metal de Horizon, e um híbrido robô/animal”, descreveu Courtemanche. “Agora que analisei os materiais promocionais de Light of Motiram, acredito que essas imagens continham recursos do jogo. Fiquei confuso, pois havíamos rejeitado uma colaboração de Horizon e pensávamos que estávamos lá para discutir The Last of Us.”
Essa revelação não apenas adiciona peso às alegações de plágio da Sony, mas também lança luz sobre o quão deteriorada a relação entre as duas empresas se tornou. O que poderia ter sido uma colaboração histórica em uma das maiores franquias dos games parece ter, em vez disso, solidificado a frustração da Sony e pavimentado o caminho para os tribunais.