Neil Druckmann, cocriador de The Last of Us e chefe do estúdio Naughty Dog, comentou em entrevista à Variety sobre sua saída do cargo de co-showrunner da adaptação da série na HBO e destacou o que considera alguns dos pontos mais fortes da segunda temporada. Segundo ele, a equipe está satisfeita com o resultado alcançado e certos capítulos se tornaram referências internas.
“Estamos muito orgulhosos da temporada que entregamos. Acho que os episódios de destaque foram o 2×02 e o 2×06, e esses foram enviados [ao Emmy 2025] para várias categorias diferentes”, disse. Os episódios em questão correspondem ao segundo, Through the Valley, e ao sexto, The Price. Druckmann fez questão de ressaltar também a performance dos atores convidados nesses capítulos, mencionando em especial Joey Pantoliano, que interpretou Eugene no episódio 6, e que, segundo ele, trouxe um elemento surpreendente ao personagem.
A segunda temporada de The Last of Us terminou em julho, junto do anúncio de renovação para um terceiro ano. O episódio final alcançou 3,7 milhões de espectadores, e a média da temporada superou a da primeira. A produção ainda garantiu indicações importantes ao Emmy, incluindo Melhor Série de Drama, Melhor Ator para Pedro Pascal e Melhor Atriz para Bella Ramsey.
Druckmann explicou que sua saída da função de co-showrunner aconteceu por uma decisão prática: após estar envolvido profundamente nas duas primeiras temporadas, considerou que era o momento de retornar ao trabalho em tempo integral na Naughty Dog. O estúdio já está dedicado ao desenvolvimento de Intergalactic: The Heretic Prophet, próximo grande jogo original da empresa.
“Há conversas em andamento sobre Uncharted, The Last of Us e agora Intergalactic, no que diz respeito a diferentes adaptações ou expansões, revelou. Com The Last of Us, fizemos uma graphic novel, por um tempo trabalhamos em um filme que não deu certo e virou série de TV. E há mais coisas acontecendo no universo de The Last of Us que não foram anunciadas. Mas já tivemos estúdios nos contatando sobre Intergalactic — só depois de verem o trailer, eles não sabem muito sobre o jogo.”
Mesmo afastado do dia a dia da série, Druckmann afirmou que continuará acompanhando The Last of Us de forma mais ampla, garantindo que a adaptação mantenha a mesma fidelidade que considera fundamental desde a primeira temporada.