Após o encerramento da segunda temporada de The Last of Us, a produção da HBO passa por mudanças importantes. Neil Druckmann, criador do jogo original e um dos produtores executivos da série, anunciou sua saída da equipe criativa da terceira temporada, decisão que também inclui Halley Gross, coautora do segundo jogo. Em entrevista ao Variety Awards Circuit Podcast, Bella Ramsey comentou a mudança e reconheceu a importância de Druckmann para o universo da série.
Ramsey, que vive Ellie na adaptação televisiva, afirmou que a ausência de Druckmann será sentida: “Ele fará falta no set”. No entanto, Bella ressaltou que o legado criativo do produtor permanece: “O mundo de The Last of Us é criação dele, e sua voz e contribuição criativa não desaparecem só porque ele não está tão envolvido na terceira temporada. Sempre vamos, em tudo o que fazemos, honrar o jogo e a criação de Neil. O espírito dele está na história.”
Com a saída de Druckmann e Gross, o roteirista e showrunner Craig Mazin assume a liderança criativa da produção. Segundo informações recentes, a série que era estimada para continuar por pelo menos mais duas temporadas, pode terminar na terceira.
Ainda na mesma entrevista, Ramsey refletiu sobre o impacto da segunda temporada, que teve uma produção intensa e emocionalmente exigente. “Foi exaustivo, física e emocionalmente. Você simplesmente faz porque precisa fazer, com o apoio da equipe”, contou. Após os acontecimentos marcantes envolvendo o personagem Joel (interpretado por Pedro Pascal), Ramsey passou a ser a número um na chamada diária de gravações, algo inédito em sua carreira: “Ser número um na chamada é como ser o chefe do departamento de atuação. Tem uma responsabilidade nisso que eu realmente gosto.”
Bella também comentou sobre a recente indicação ao Emmy e o fato de dividir a conquista com Carrie Coon, com quem atua no novo filme Harmonia, em que Coon interpreta sua mãe. Além disso, destacou o valor da representatividade ao se tornar a primeira pessoa abertamente não-binária a ser indicada várias vezes ao prêmio. “Foi meio bonito ver que as pessoas estavam pensando sobre isso. Acho que o que isso gerou, para mim, foi representação.”
Enquanto a série segue sob nova liderança, os jogos também continuam ganhando novidades. The Last of Us Part II Remastered recebeu recentemente um modo cronológico e novas skins, oferecendo uma abordagem diferente da narrativa e uma nova camada de imersão para os jogadores. Já na televisão, a segunda temporada superou a audiência da primeira, atingindo cerca de 37 milhões de espectadores por episódio, embora o episódio final tenha registrado uma queda de cerca de 30% nos Estados Unidos.
A terceira temporada, ainda sem data de estreia, promete dar continuidade ao universo construído por Druckmann e Mazin. Quando questionada sobre o que vem por aí para Ellie, Ramsey foi breve: “Eu meio que sei, mas não posso contar.”