A segunda temporada de The Last of Us tem mostrado um desempenho sólido, superando em audiência a primeira temporada da série, mas registrou uma queda no número de espectadores no episódio final.
Desde o lançamento da primeira temporada, a série da HBO vem atraindo um público cada vez maior. Atualmente, a audiência global ultrapassa 90 milhões de espectadores desde o término da primeira temporada. A segunda temporada, que estreou com força, está alcançando uma média de quase 37 milhões de espectadores por episódio em todo o mundo, um crescimento em relação aos 32 milhões de espectadores médios obtidos pela primeira temporada após 90 dias de exibição.
Nos Estados Unidos, o episódio final da segunda temporada registrou 3,7 milhões de espectadores em todas as plataformas, um número que representa uma queda de cerca de 30% em relação à estreia da temporada, que teve 5,3 milhões de espectadores em abril. Apesar dessa redução no episódio final, a média geral da segunda temporada permanece acima da primeira.
A primeira temporada, lançada em janeiro de 2023, teve um início marcante, com o segundo episódio da série registrando o maior aumento de audiência entre o primeiro e o segundo episódio em uma série da HBO em uma década, crescendo 5,7 milhões de espectadores. O episódio final da primeira temporada atingiu 8,2 milhões de espectadores, consolidando o sucesso inicial do show.
O enredo da segunda temporada continua cinco anos após os eventos da primeira, focando no conflito crescente entre os protagonistas Joel e Ellie, inseridos em um mundo ainda mais perigoso e imprevisível. Essa continuidade mantém o interesse dos fãs, embora a audiência no final da temporada tenha diminuído.
A série é criação e produção executiva de Craig Mazin e Neil Druckmann, que também é criador do jogo que inspirou a série. Além deles, Carolyn Strauss, Jacqueline Lesko, Cecil O’Connor, Asad Qizilbash, Carter Swan e Evan Wells atuam como produtores executivos. A produção é realizada pela Sony Pictures Television em parceria com PlayStation Productions, Word Games, Mighty Mint e Naughty Dog.